O que é ERP
Por Rubens Lopes Castro
ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning, que deve ser entendida como Sistema de Gestão Integrada.
“Sistema” porque é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado.
“De Gestão” porque operacionaliza de maneira automatizada todas as atividades da cadeia de valor das empresas e ainda fornece uma visão estratégica das informações para a tomada de decisão.
“Integrada” porque possui todo um mapeamento de processos interligados, que possibilita que as informações, uma única vez digitadas, estejam disponíveis a todos os usuários envolvidos nos processos subsequentes.
O conjunto de elementos interconectados são funcionalidades que representam as mais diversas transações executadas nas diferentes áreas de uma organização.
Um ERP possui vários módulos. Cada módulo agrupa um conjunto de funcionalidades necessárias para a automação de processos. As funcionalidades são cadastros, transações, consultas ou relatórios, ou seja, as operações do dia a dia das empresas, que definem e padronizam a forma como a empresa funciona, as regras de negócio de cada processo, a maneira como esses processos integram as diversas áreas da empresa e ainda a relação operacional da empresa com seus clientes e seus fornecedores.
Essas funcionalidades são desenvolvidas pelo fabricante do sistema e implementadas em seus clientes, sendo utilizadas e melhoradas até alcançarem a maturidade que as torne melhores práticas de processo dentro de cada segmento de negócio.
Quando você compra um ERP, está comprando uma proposta de solução pronta. Paga para adotar, rapidamente, padrões de mercado e não reinventar a roda. Você opta por não desenvolver do zero aquilo que é comum a todas as empresas e pode focar no seu core business ou naquilo que considera seu diferencial competitivo.
Fonte: https://erponline.info/