O que está impulsionando a migração para a nuvem?
É hora de as organizações avaliarem mais do que apenas os custos
Autora: Ashley Kramer, diretora de desenvolvimento para gestão de produtos, para Tableau
Poucas tecnologias transformacionais têm gerado tanto alarde e confusão quanto a nuvem. As empresas têm preocupações com a segurança e o desempenho e ficam apreensivas quando se trata de entregar o controle de suas infraestruturas para outras pessoas. Isso não impediu a aceleração da adoção da nuvem, visto que tanto as pequenas empresas quanto as maiores corporações globais cada vez mais escolhem a nuvem para alguns e, por vezes, todos os seus elementos de infraestrutura e software.
É fácil apontar os custos como o principal motivo do aumento na adoção da nuvem, pois ela pode ser de fato mais barata em comparação à manutenção de equipamentos de hardware no local. Embora a nuvem possa ser econômica, tendo em vista que as organizações pagam apenas pelos recursos que utilizam, considerar apenas os custos desvia a atenção dos três principais motivos que explicam por que as empresas estão recorrendo à nuvem – e não estão voltando atrás.
Velocidade de implantação
Vamos discutir o que é necessário para consolidar uma tecnologia de ponta a ponta, como uma solução de CRM. Uma empresa deve começar formando uma força-tarefa para pesquisar todas as possíveis soluções de implantação, comprar os equipamentos de hardware corretos para dar suporte à solução escolhida e então contratar uma equipe inteira para implantá-la e gerenciá-la. Quando a empresa se expandir, ela terá que rever essas árduas etapas várias vezes para garantir que seus sistemas possam ser escalonados.
Com a nuvem, as empresas podem começar a implantar uma plataforma de CRM inteira, um data warehouse e até mesmo uma plataforma de análises de forma extremamente simples, quase pressionando um único botão. Elas não precisam perder tempo configurando hardware, cuidando da manutenção de sistemas ou atualizando servidores físicos. Isso significa que, sem investirem uma quantidade imensa de tempo e recursos, as empresas podem ter acesso mais rápido a uma infraestrutura de alto nível, a uma segurança de classe corporativa e também a um ponto de entrada confiável para suas tecnologias. Muitas vezes, as empresas empenham recursos enormes para estabelecer várias redundâncias de sistemas internos em caso de falha, algo que é mais fácil, e normalmente gratuito, na nuvem.
Flexibilidade e escalabilidade
A imprevisibilidade faz parte dos negócios. Isso torna o gerenciamento da infraestrutura cada vez mais difícil. As empresas precisam de equipes para avaliar a capacidade, já que a encomenda e a implantação de equipamentos de hardware adicionais podem ser processos dolorosamente lentos. A nuvem alivia todas essas preocupações, permitindo que as organizações controlem a escalabilidade de acordo com as mudanças nos negócios. Ela também dispensa a necessidade de se adquirir repentinamente uma infraestrutura adicional para lidar com picos imprevisíveis na demanda.
Além disso, a nuvem proporciona flexibilidade na forma como as empresas se expandem de outras maneiras, incluindo o uso de muitas tecnologias. Com a nuvem, elas podem selecionar entre uma variedade de opções, como serviços de dados, opções de armazenamento e sistemas operacionais, em vez de se prenderem a soluções locais adquiridas no passado. Se as necessidades mudarem, trocar de serviço na nuvem é tão fácil quanto contratar um serviço do zero: o processo é sempre muito simples.
Este é o futuro
Enquanto as soluções tradicionais, como CRM, automação de marketing e análises de dados, estão se afastando das tecnologias de uso no local e migrando para a nuvem, pelos dois motivos explicados acima, a nuvem é também o berço para o desenvolvimento de novas tecnologias do futuro.
Todos os dias, algo novo, como um serviço de dados, uma ferramenta de análise e até mesmo uma solução de armazenamento, é desenvolvido na nuvem e lançado para os usuários no mundo. Com o passar do tempo, as empresas se tornarão cada vez menos propensas a integrar novas tecnologias desenvolvidas na nuvem com soluções herdadas existentes, desenvolvidas em plataformas fechadas, executadas em equipamentos de hardware não flexíveis e protegidas por firewalls.
Empresas com infraestruturas e softwares na nuvem estarão prontas para adotar e integrar essas inovações, capacitando seus funcionários a enfrentar os maiores desafios de negócios atuais.
A nuvem também é segura e, ao mesmo tempo, está disponível em qualquer lugar, tornando-a uma solução perfeita para qualquer situação: seja para uma equipe de vendas fazendo ligações de um escritório local ou vendendo produtos farmacêuticos em um consultório médico com o uso de dispositivos móveis.
Os negócios de hoje devem acelerar a inovação, mover-se com mais rapidez e tornar-se mais confiáveis do que nunca, transformando a integração atual com a nuvem em uma profunda vantagem competitiva no futuro.
Fonte: cio.com.br